Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Detido congolês que tentava traficar 122 papagaios-cinzentos africanos

Um cidadão congolês foi detido no Uganda com duas gaiolas que continham 122 papagaios-cinzentos africanos, uma das espécies mais traficadas do mundo e em perigo de extinção, anunciou hoje a Autoridade para a Vida Selvagem do Uganda.

Detido congolês que tentava traficar 122 papagaios-cinzentos africanos
Notícias ao Minuto

19:35 - 21/04/22 por Lusa

Mundo Uganda

"A detenção ocorreu após informação dos serviços de informações sobre um presumível traficante de Kinshasa [capital da República Democrática do Congo] que pretendia vender os papagaios-cinzentos africanos no distrito de Kisoro, oeste do Uganda", disse a entidade (UWA, na sigla em inglês), em comunicado citado pela agência Efe.

A detenção ocorreu numa operação conjunta da UWA, das Forças de Defesa do Povo Ugandês (UPDF) e da polícia na localidade de Kibaya, no distrito de Kisoro.

"Não permitiremos que o Uganda seja usado como rota de trânsito para os traficantes de vida selvagem; continuaremos a deter e perseguir estes delinquentes", disse o diretor executivo da UWA, Sam Mwandha.

"As pessoas têm de saber que o Uganda é uma rota perigosa para o tráfico de espécies selvagens", acrescentou.

Três dos papagaios que estavam nas duas gaiolas foram encontrados mortos e os restantes foram libertados no Centro de Educação da Vida Selvagem do Uganda (UWEC, na sigla em inglês).

O suspeito foi transferido para a polícia central de Kampala em 16 de abril.

O papagaio-cinzento, também conhecido como papagaio-do-congo ou papagaio-do-gabão, está ameaçado pela perda de habitat e pelas capturas para ser vendido como animal de estimação.

A espécie foi colocada na lista de animais ameaçados de extinção da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN).

Estima-se que haja 40 a 100 mil indivíduos desta espécie na África ocidental, mas a população será muito maior na África central, segundo a UICN.

Leia Também: Detidos pais de jovem de 16 anos que o obrigavam a traficar droga

Recomendados para si

;
Campo obrigatório