Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

EUA anunciam sanções contra rede de empresas chefiada por oligarca russo

Os Estados Unidos anunciaram hoje novas sanções contra uma rede de 40 indivíduos e empresas, liderada pelo oligarca russo Konstantin Maloféyev, que acusam de ajudar a Rússia a contornar as sanções impostas pels países ocidentais pela guerra na Ucrânia.

EUA anunciam sanções contra rede de empresas chefiada por oligarca russo
Notícias ao Minuto

20:35 - 20/04/22 por Lusa

Mundo Brian Nelson

O banco comercial russo Transcapitalbank e a empresa russa de criptomoedas Bitriver, bem como as suas subsidiárias, também foram alvo de sanções, disse o Departamento do Tesouro norte-americano em comunicado.

"O Tesouro pode e irá atuar contra aqueles que evadem, tentam evadir ou ajudam a evadir as sanções dos EUA à Rússia, porque eles estão a apoiar a guerra brutal que (o presidente russo Vladimir) Putin escolheu travar", afirmou o responsável pelo Terrorismo e Inteligência Financeira do Tesouro dos EUA, Brian Nelson.

A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que já matou quase dois mil civis, segundo dados da ONU, que alerta para a probabilidade de o número real ser muito maior.

A guerra causou a fuga de mais de 11 milhões de pessoas, mais de 5 milhões das quais para os países vizinhos.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.

Leia Também: Sanções 'atiram' 50 mil para o desemprego (e 98 mil para férias forçadas)

Recomendados para si

;
Campo obrigatório