Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Autoridades de Lugansk pedem à população que fuja da região

"A situação piora a cada hora", alertam.

Autoridades de Lugansk pedem à população que fuja da região
Notícias ao Minuto

08:49 - 20/04/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Ucrânia

O chefe da administração militar da região ucraniana de Lugansk, Serhii Haidai, voltou a dirigir-se aos habitantes da região para apelar à fuga. "Pode chegar o dia em que não conseguiremos entregar medicamentos ou alimentos [na região]", alerta numa mensagem publicada no Telegram e  citada pelo ABC espanhol.

Haidai acrescenta que tem sido possível retirar várias pessoas da região, mesmo sem corredores humanitários e apesar de esta estar a ser alvo de ataques constantes. O responsável referiu, esta quarta-feira, que tentaram evacuar as regiões de  Severodonetsk, Lysychansk, Rubizhne, Horsky e Popasna.

"A situação piora a cada hora", reforça, afirmando que quase não há comida e medicamentos na área. "Ter um teto, paz, alimentação e assistência financeira do Estado e de organizações não governamentais, mesmo não sendo a nossa casa, é melhor do que estar num abrigo antibomba, 24 horas por dia, à espera de uma bomba russa", acrescentou.

A Rússia anunciou uma nova fase da guerra e que visa a zona leste da Ucrânia. O ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia,  Sergey Lavrov, disse que esta “operação militar especial” é resultado do desejo do Ocidente de dominar o mundo.

"A operação no leste da Ucrânia visa - como foi anunciado anteriormente - a libertação completa das repúblicas de Donetsk e Lugansk. Esta operação vai continuar. A próxima fase desta operação especial começa agora. E, parece-me, vai ser um momento importante durante esta operação especial", afirmou.

Leia Também: Lavrov: Ataque à Ucrânia deve-se ao desejo do Ocidente de dominar o mundo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório