Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Petroleiro naufraga na Tunísia, autoridades acionam plano para maré negra

Um petroleiro, que transportava 750 toneladas de combustível do Egito para Malta, naufragou hoje junto à costa sudeste da Tunísia, o que levou as autoridades a acionarem um plano para responder a uma eventual `maré negra´.

Petroleiro naufraga na Tunísia, autoridades acionam plano para maré negra
Notícias ao Minuto

13:07 - 16/04/22 por Lusa

Mundo Tunísia

"O navio afundou-se esta manhã em águas territoriais tunisinas. De momento, não há fuga nenhuma" de combustível, disse à agência France-Presse o porta-voz da região de Gabes, Mohamed Karray, ao adiantar que uma "comissão de prevenção de desastres vai reunir-se nas próximas horas para decidir as medidas a tomar".

A ministra do Ambiente, Leila Chikhaoui, está "a caminho de Gabes para avaliar a situação após o naufrágio do navio `Xelo´ e tomar as medidas preventivas necessárias em coordenação com as autoridades regionais", avançou o ministério, em comunicado.

Segundo a mesma fonte, as autoridades ativaram "o plano nacional de emergência para a prevenção da poluição marinha com o objetivo de controlar a situação e evitar a propagação de poluentes".

O navio, de bandeira da Guiné Equatorial e com 58 metros de comprimento e nove de largura, de acordo com o site vesseltracker, dirigia-se para a ilha de Malta a partir do porto de Damietta, no Egito, segundo o ministério.

Para se abrigar das más condições meteorológicas, solicitou autorização para entrar em águas territoriais tunisinas na sexta-feira à noite, mas, quando se encontrava a cerca de sete quilómetros da costa do Golfo de Gabes, começou a meter água, de acordo com o ministério.

As autoridades tunisinas retiraram a tripulação de sete pessoas, que se encontram na Tunísia, acrescentou o ministério.

Leia Também: Tunísia. Deputados europeus pedem ao Presidente um "verdadeiro diálogo"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório