Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Moçambique vai introduzir 160 animais em parque do sul para turismo

A Administração Nacional das Áreas de Conservação (ANAC) de Moçambique vai introduzir este ano 160 animais no Parque Nacional do Zinave (PNZ), em Inhambane, no sul do país.

Moçambique vai introduzir 160 animais em parque do sul para turismo
Notícias ao Minuto

10:00 - 13/04/22 por Lusa

Mundo Parque Nacional do Zinave

A introdução dos animais naquele parque visa dinamizar a atividade turística na província e consequentemente aumentar a arrecadação de receitas, além de postos de emprego para as comunidades locais, disse Elvira Chirindza, porta-voz do conselho provincial de representação do Estado em Inhambane, citada hoje pelo diário Notícias.

Dos 160 animais, 40 são elefantes, 75 são girafas e 45 rinocerontes, dos quais 30 brancos e 15 pretos, a serem translocados do Parque Nacional de Maputo, do Parque do Kruguer e Reserva de Manketti, na África do Sul.

De acordo com a responsável, foi feita uma avaliação do habitat para a adequação dos rinocerontes, estando também em curso a contratação de 34 novos fiscais para garantir a proteção e segurança dos animais.

Elvira Chirindza avançou ainda que vão ser adquiridas viaturas, rádios de comunicação digital, um helicóptero e construídos novos postos de fiscalização para garantir maior mobilidade, controlo e comunicação entre as equipas de fiscalização.

Ocupando uma área de mais de quatro mil quilómetros quadrados, o Parque Nacional do Zinave foi estabelecido em 1973 e é tido como um importante ponto de passagem para os mamíferos nómadas que cruzam o rio Save, na província de Inhambane, sul de Moçambique.

As autoridades estimam a existência no local de 200 espécies arbóreas e igual número de espécies de gramíneas e, entre os vários animais que podem ser vistos, destacam-se búfalo, porco-bravo, crocodilo, elefante, girafa, hipopótamo, impala e zebra.

Leia Também: Parlamento moçambicano debate hoje revisão da Lei de Base das Autarquias

Recomendados para si

;
Campo obrigatório