Meteorologia

  • 15 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 18º

Encontradas 70 pessoas escondidas na casa das máquinas de hotel no México

As autoridades mexicanas encontraram 70 migrantes de Cuba, Venezuela e Nicarágua, escondidos num poço de água e na casa das máquinas de um hotel na cidade de Oaxaca, revelou na quarta-feira o Instituto Nacional de Migração (INM).

Encontradas 70 pessoas escondidas na casa das máquinas de hotel no México
Notícias ao Minuto

06:35 - 07/04/22 por Lusa

Mundo Migrações

Em comunicado, o Instituto, tutelado pelo Ministério do Interior do México, explicou que na sequência de uma ação de fiscalização à imigração, os agentes do INM "encontraram dezenas de malas e mochilas com roupa em vários quartos de hotel, mas sem a presença dos proprietários".

Na sequência das diligências, os agentes de migração realizaram uma busca mais alargada em toda a propriedade hoteleira.

Os inspetores ouviram sussurrar e chegaram à localização de 27 homens e 25 mulheres de Cuba, 12 homens e duas mulheres da Nicarágua e um homem da Venezuela.

Além destes, encontraram ainda duas mulheres adultas e uma menor cubana.

A polícia estatal, que acompanhou o INM na operação, deteve um mexicano pelo crime de tráfico ilegal de pessoas.

Apesar do reforço da vigilância na fronteira sul do México nos últimos anos, milhares de migrantes da América Central, mas também de Cuba, Haiti e outros países sul-americanos, africanos e asiáticos, entram no território mexicano com o objetivo de chegar aos Estados Unidos.

Os traficantes de pessoas procuram rotas para alcançar o objetivo e às vezes ficam nos estados de Chiapas, Tabasco, Veracruz, Oaxaca, Puebla e no Estado do México, como uma paragem intermédia para chegar aos Estados Unidos.

O serviço norte-americano de alfândega e proteção fronteiriça (CBP, na sigla em inglês) detetou mais de 1,7 milhões de imigrantes sem documentos na fronteira com o México, em 2021.

Já o México deportou mais de 114.000 estrangeiros em 2021, segundo dados da Unidade de Política de Migração do Ministério do Interior mexicano.

Além disso, a Comissão Mexicana de Ajuda a Refugiados (Comar) recebeu um recorde de 131.448 solicitações de refugiados, em 2021.

Leia Também: Ucraniano retido no México passa os dias no telefone à procura do pai

Recomendados para si

;
Campo obrigatório