Vários detidos por construir lanchas usadas em Portugal para narcotráfico

Foram detidas 10 pessoas na Galiza, outras cinco em Madrid e Barcelona e pelo menos três armazéns localizados em O Salnés e vários no norte de Portugal foram revistados.

Notícia

© Guardia Civil

Notícias ao Minuto
06/04/2022 17:22 ‧ 06/04/2022 por Notícias ao Minuto

Mundo

Espanha

Uma organização de tráfico de droga foi desmantelada, esta quarta-feira, em Espanha. A operação, com filiais em Barcelona e Madrid, começou nas primeiras horas da manhã e às 8h30 já 15 pessoas tinham sido detidas. Dez pessoas foram presas só na Galiza, enquanto outras cinco detenções foram efetuadas em Barcelona e Madrid.

Segundo o La Voz de Galicia, o número de detenções ainda pode aumentar uma vez que a ação policial continua a desenvolver-se.

A organização criminosa produzia 'narcolanchas' que eram depois utilizadas em Portugal, onde também decorreram buscas em dois armazéns a norte do país. 

Nesses armazéns seria concluído o processo de construção dos barcos ou aí seriam armazenados para utilização posterior. A construção de barcos insufláveis com mais de oito metros é ilegal em Espanha.

A acusação assinala que os detidos fazem parte de uma organização especializada na construção destas lanchas que venderiam a outras redes já dedicadas ao transporte de drogas, para trabalhar nas costas de Portugal ou do resto de Espanha, incluindo o Estreito de Gibraltar. Entre os detidos encontra-se Ramón Bugallo Martínez, primo de Sito Miñanco, conhecido traficante cuja história inspirou até uma série da Netflix. 

Leia Também: Seis detidos por tráfico de droga em embarcação intercetada em Portugal

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas