Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Coreia do Norte avisa que usará armas nucleares se for atacada

Aviso de Pyongyang surge depois do ministro da Defesa sul-coreano ter falado do alcance dos mísseis da Coreia do Sul.

Coreia do Norte avisa que usará armas nucleares se for atacada
Notícias ao Minuto

23:52 - 04/04/22 por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo Coreia do Norte

A Coreia do Sul falou do seu arsenal militar e obteve uma resposta rápida e ríspida por parte da Coreia do Norte. Esta terça-feira, a irmã de Kim Jong-un, Kim Yo Jong, avisou que os norte-coreanos reagirão com armas nucleares se forem atacadas pelo Sul.

Kim Yo Jong, que é uma das principais figuras do regime do seu irmão mais velho, fez o aviso depois do ministro da Defesa da Coreia do Sul ter garantido que conseguiria lançar "um ataque preventivo" contra o Norte.

Na sexta-feira, Suh Wook disse que o Sul tem um arsenal de mísseis muito variado, com alcance e tecnologia suficientes para "atingir com eficácia e rapidez qualquer alvo na Coreia do Norte".

Kim Yo Jong disse à agência estatal KCNA, citada pela Reuters, que o ministro sul-coreano cometeu um "erro muito grave" ao fazer este tipo de declarações, para além de as descrever como um "sonho mirabolante" e a "histeria de um lunático".

Na resposta na terça-feira, Kim Yo Jong garantiu que o Norte não quer uma guerra e que a Coreia do Sul não é o seu principal adversário. Mas deixou claro que retaliará, se for provocado, o que deixaria os militares sul-coreanos "à beira da destruição total e da ruína".

"Se a Coreia do Sul, por algum motivo, optar por ações militares como o 'ataque preliminar' veiculado por Suh Wook, a situação mudará. Nesse caso, a Coreia do Sul tornar-se-á um alvo", avisou o regime de Pyongyang.

Kim Yo Jong garantiu ainda assim que "a Coreia do Sul não é o nosso principal inimigo", referindo-se de forma implícita aos Estados Unidos.

As declarações de Suh Wook surgiram depois da Coreia do Norte ter testado vários mísseis de longo alcance ao longo deste ano, sendo que o Pentágono acredita que os norte-coreanos poderão voltar a testar armas nucleares.

O clima entre Norte e Sul tem ficado gradualmente mais tenso. Em março, a Coreia do Norte desmantelou uma infraestrutura que servia como símbolo da unificação das Coreias, e reconstruiu os túneis usados nos locais de testagem de armas nucleares.

Leia Também: Míssil lançado pela Coreia do Norte era 'falso'? Coreia do Sul diz 'sim'

Recomendados para si

;
Campo obrigatório