Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Míssil lançado pela Coreia do Norte era 'falso'? Coreia do Sul diz 'sim'

Embora a Agência Central de Notícias da Coreia tenha confirmado o lançamento, a Coreia do Sul alega que as imagens divulgadas são de 2017.

Míssil lançado pela Coreia do Norte era 'falso'? Coreia do Sul diz 'sim'
Notícias ao Minuto

15:27 - 30/03/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Ataque

Na semana passada, a Agência Central de Notícias da Coreia (KCNA) alegou que "o teste de lançamento de um novo tipo de míssil balístico intercontinental (ICBM) Hwasongpho-17 das forças estratégicas da República Popular da Coreia do Norte ocorreu em 24 de março". Contudo, após análise das imagens, a Coreia do Sul garante que não se trata de um míssil novo.

Embora se tenha pensado que um novo modelo do míssil foi lançado do Aeroporto Internacional de Pyongyang e pousado em alto mar, esta quarta-feira, as autoridades da Coreia do Sul defenderam que este é o mesmo míssil testado pela primeira vez em novembro de 2017.

O que, alegadamente, seria uma versão mais potente do míssil balístico intercontinental norte-coreano poderá ser mais um Hwasong-15, um míssil de ogivas múltiplas, já com quatro anos.

Outra das dúvidas que surgiram depois de terem sido divulgadas imagens do lançamento foi em relação às sombras, sendo que este foi feito num dia em que o céu esteve nublado e, no vídeo publicado pela Coreia do Norte, as sombras não batem certo com a hora a que o projétil foi, supostamente, lançado.

Segundo a CNN, o lançamento ocorreu na passada quinta-feira à tarde, mas as sombras do Hwasong-17 que se veem nas imagens revelam que terá sido disparado entre as 8h00 e as 10h00 perto da capital norte-coreana.

Também outros meios de comunicação internacionais como Business Insider, NK News e France 24 noticiaram a existência de informação controversa e duvidosa em relação ao lançamento, explicando que este foi o primeiro teste bem sucedido de um míssil balístico intercontinental da Coreia do Norte desde novembro de 2017. 

Leia Também: Coreia do Norte promete desenvolver "meios de ataque poderosos"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório