Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

Antigo fuzileiro americano preso na Rússia é internado por greve de fome

Antigo militar está a cumprir uma pena de nove anos depois de ter sido condenado por colocar em risco a vida de dois polícias na cidade de Moscovo, em 2019.

Antigo fuzileiro americano preso na Rússia é internado por greve de fome
Notícias ao Minuto

10:27 - 04/04/22 por Beatriz Cavaca

Mundo Rússia

Um antigo fuzileiro dos Estados Unidos, Trevor Reed, entrou em greve de fome numa prisão russa depois de o trancarem na solitária, recusando-lhe tratamento médico pelo que os seus pais julgam ser tuberculose.

Este antigo militar tem 30 anos, é do estado do Texas, e está a cumprir uma pena de nove anos depois de ter sido condenado num tribunal russo por colocar em risco a vida de dois polícias na cidade de Moscovo, em 2019, por excesso de álcool.

Esta greve de fome é feita num momento em que os familiares de Reed acreditam que este está em perigo por ter sido colocado numa cela com um colega portador de tuberculose. Apesar da deterioração da sua saúde, as autoridades russas recusaram testá-lo para a doença respiratória.

Até ao momento, segundo uma declaração dos seus país quarta-feira, citados pela agência Aljazeera, o norte-americano foi colocado no hospital da prisão por 10 dias, mas depois voltou para a prisão na semana passada sem ter recebido “cuidados médicos significativos além de um raio-X que foi tirado incorretamente”.

“O advogado russo de Trevor pôde vê-lo [na terça-feira] e confirmou que Trevor iniciou uma greve de fome…" Mais tarde, este "pediu às autoridades do gulag IK-12 para voltar ao hospital. Em vez disso, as autoridades colocaram-no na solitária”, afirmaram os país do soldado.

Numa declaração da Casa Branca, o presidente americano Joe Biden diz ter falado com os pais de Trevor Reed e reiterou o compromisso "de continuar a trabalhar para garantir a libertação de Trevor e outros americanos presos injustamente na Rússia e outros lugares”.

Leia Também: Rússia diz que imagens de Bucha foram "encomendadas" pelos EUA

Recomendados para si

;
Campo obrigatório