Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

Cazaquistão anuncia detenção de espião que queria assassinar presidente

O Comité de Segurança Nacional do Cazaquistão (KNB) anunciou hoje a detenção de um alegado agente dos serviços secretos estrangeiros que supostamente tencionava assassinar o Presidente, Kasim Khomart Tokayev, e vários outros membros do executivo.

Cazaquistão anuncia detenção de espião que queria assassinar presidente
Notícias ao Minuto

07:29 - 03/04/22 por Lusa

Mundo Cazaquistão

A 25 de março, o serviço de contra-espionagem do país deteve um cidadão cazaque em Astana, a capital do Cazaquistão, que transportava uma espingarda de atirador com um silenciador de fabrico estrangeiro, bem como drogas e uma "soma significativa" de dinheiro, disse o KNB em comunicado.

O suspeito alegadamente promoveu "propaganda antirrussa", e apoiou a criação de "pontos de vista russofóbicos na sociedade", publicando conteúdos em redes sociais, de acordo com as autoridades.

"Durante a investigação preliminar, o cidadão da República do Cazaquistão admitiu ter cometido os atos acima mencionados em nome e no interesse de um Estado estrangeiro", pode ler-se na mesma nota.

O Cazaquistão está atualmente a investigar a prática de uma infração ao abrigo do Código Penal Cazaque de preparação e tentativa de cometer um crime e um ato de terrorismo.

Leia Também: Iémen: Militares dizem que huthi violaram trégua em duas províncias

Recomendados para si

;
Campo obrigatório