Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Quatro feridos numa manifestação contra ocupação russa em Energodar

A provedora dos Direitos Humanos da Ucrânia esclarece que as forças russas utilizaram explosivos ligeiros e abriram fogo sobre os manifestantes.

Quatro feridos numa manifestação contra ocupação russa em Energodar
Notícias ao Minuto

17:39 - 02/04/22 por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo Rússia/Ucrânia

A provedora dos Direitos Humanos da Ucrânia, Lyudmyla Denisova, informa que quatro pessoas ficaram feridas, algumas com queimaduras graves, na sequência dos protestos que foram violentamente dispersados pelas forças russas na cidade ucraniana de Enerhodar, que entretanto foi já tomada pelos invasores.

A mesma fonte, citada pela BBC, esclarece que as forças russas utilizaram explosivos ligeiros e abriram fogo sobre os manifestantes, com o intuito de dispersarem o protesto.

"Hoje em Energodar, os moradores da cidade reuniram-se de novo manifestando-se em apoio da Ucrânia e cantando o hino nacional", publicou na rede social Facebook a responsável pelos Direitos Humanos no Parlamento ucraniano, Lyudmyla Denisova.

"Os ocupantes [militares russos] usaram granadas de gás e dispararam tiros de morteiro contra os moradores, sendo que quatro pessoas ficaram gravemente feridas e com queimaduras", informou.

A mesma fonte disse ainda que, perante o protesto, vários soldados russos tinham levado alguns dos manifestantes até diversas carrinhas de detenção, tendo sido conduzidos para locais desconhecidos.

Estas declarações foram proferidas depois de terem circulado imagens que mostravam explosões e nuvens de fumo branco numa praça na cidade de Enerhodar, durante um comício pró-ucraniano.

Lyudmyla Denisova acusou ainda os militares russos de "aterrorizarem a população" desde que ocuparam a cidade no início de março deste ano.

Leia Também: Corpos de 20 homens alinhados numa rua em Busha, recuperada aos russos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório