Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 21º

Corpos de 20 homens alinhados numa rua em Busha, recuperada aos russos

Os corpos de pelo menos 20 homens vestidos com roupas de civis foram alinhados hoje numa rua em Busha, uma cidade a noroeste de Kyiv, que os soldados ucranianos acabam de recuperar às forças russas, constatou um repórter da AFP.

Corpos de 20 homens alinhados numa rua em Busha, recuperada aos russos
Notícias ao Minuto

16:07 - 02/04/22 por Lusa

Mundo Ucrânia/Rússia

Um dos homens tinha as mãos atadas e os corpos estavam espalhados por várias centenas de metros.

Não ficou imediatamente claro o que causou a morte destes homens, mas uma pessoa apresentava uma grande ferida na cabeça.

Nos últimos dias, as forças russas retiraram-se de vários locais próximos da capital, após uma tentativa falhada de a cercar.

A Ucrânia anunciou que Bucha tinha sido "libertada", mas a cidade foi devastada pelos combates: os jornalistas da agência AFP viram buracos de cartuchos vazios em edifícios de apartamentos e numerosos destroços de automóveis.

Dezasseis dos cerca de 20 corpos encontrados estavam no pavimento ou na sua beira. Três estavam no meio da estrada e um no quintal de uma casa.

Um passaporte ucraniano aberto estava no chão, ao lado da pessoa cujas mãos estavam atadas atrás das costas, com um pedaço de pano branco.

Todos os homens mortos vestiam casacos de inverno ou tops de fatos de treino, calças de ganga ou de jogging e ténis ou botas. Dois jaziam ao lado de bicicletas, outro ao lado de um carro abandonado.

Alguns estavam deitados de bruços, enquanto outros estavam de costas.

A pele dos rostos tinha uma aparência cerosa, sugerindo que os corpos já lá estavam há pelo menos vários dias.

A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que matou pelo menos 1.325 civis, incluindo 120 crianças, e feriu 2.017, entre os quais 168 menores, segundo os mais recentes dados da ONU, que alerta para a probabilidade de o número real de vítimas civis ser muito maior.

A guerra provocou a fuga de mais de 10 milhões de pessoas, incluindo mais de 4,1 milhões de refugiados em países vizinhos e cerca de 6,5 milhões de deslocados internos.

A ONU estima que cerca de 13 milhões de pessoas necessitam de assistência humanitária na Ucrânia.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.

[Notícia atualizada às 17h05]

Leia Também: AO MINUTO: Kyiv permanece "insegura"; Novo pacote de sanções da UE?

Recomendados para si

;
Campo obrigatório