Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

"Próximos dias não serão fáceis", diz conselheiro presidencial ucraniano

Arestovych apelou ainda a que os ucranianos regressem à vida normal, particularmente nas zonas que foram “libertadas do inimigo”.

"Próximos dias não serão fáceis", diz conselheiro presidencial ucraniano
Notícias ao Minuto

17:37 - 02/04/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Ucrânia/Rússia

O conselheiro presidencial ucraniano, Oleksiy Arestovych, avisou este sábado que ainda há "intensos combates pela frente" a sul e a leste da Ucrânia, incluindo em Mariupol, pelo que os dias que se aproximam “não serão fáceis”.

“Penso que recuperaremos Mariupol, o leste da Ucrânia, e o sul. Mas ouçam com atenção – não será fácil”, disse, citado pela CNN.

O responsável acrescentou ainda que, nos últimos dias, os esforços das tropas ucranianas têm estado concentrados em Kyiv, onde mais de 30 regiões foram recuperadas, entre elas Bucha e Brovary.

“Apreendemos muito equipamento que está vazio, sem combustível, e transferimo-lo para as forças armadas ucranianas”, revelou, adiantando que “a ofensiva está a correr bem”.

Arestovych apelou ainda a que os ucranianos regressem à vida normal, particularmente nas zonas que foram “libertadas do inimigo”.

“Nessa áreas que foram libertadas ao inimigo, que não constituem uma ameaça, principalmente nas cidades da Ucrânia central e ocidental, ou no leste e centro da Ucrânia, […] a recuperação económica é essencial para restaurar a vida política e social normal, até mesmo a vida psicológica”, argumentou.

Recorde-se que a Rússia lançou a 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que matou pelo menos 1.325 civis, incluindo 120 crianças, e feriu 2.017, entre os quais 168 menores, segundo os dados mais recentes da Organização das Nações Unidas (ONU), que alerta para a probabilidade de o número real de vítimas civis ser muito maior.

A guerra provocou a fuga de mais de 10 milhões de pessoas, incluindo mais de 4,1 milhões de refugiados em países vizinhos e cerca de 6,5 milhões de deslocados internos.

A ONU estima que cerca de 13 milhões de pessoas necessitam de assistência humanitária na Ucrânia.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.

Leia Também: AO MINUTO: Lituânia bane gás russo; Bandeira da Ucrânia em Chernobyl

Recomendados para si

;
Campo obrigatório