Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

ONU alerta para possíveis "crimes de guerra" na Ucrânia

Segundo a ONU, foram verificados 77 ataques a instalações médicas, incluindo em 50 hospitais.

ONU alerta para possíveis "crimes de guerra" na Ucrânia
Notícias ao Minuto

17:19 - 30/03/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Guerra na Ucrânia

A Alta-Comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Michelle Bachelet, alertou esta quarta-feira para os bombardeamentos e ataques da Rússia contra zonas povoadas da Ucrânia, sublinhando que geram uma “imensa preocupação” e podem constituir “crimes de guerra”. 

"Os ataques indiscriminados são proibidos pelo direito internacional humanitário e podem constituir crimes de guerra", afirmou a responsável, perante o Conselho de Direitos Humanos da ONU, em Genebra.

Bachelet, citada pela imprensa internacional, expressou também preocupação com “o uso persistente de armas explosivas com efeitos de ampla área em zonas povoadas" e revelou os ataques estão a causar uma “destruição massiva e danos contra objetos civis”.

Segundo a responsável, foram verificados 77 ataques a instalações médicas, incluindo em 50 hospitais. Pelo menos dez instalações ficaram totalmente destruídas, mas os números "provavelmente serão consideravelmente maiores".

Assinala-se esta quarta-feira o 35.º dia desde o início da invasão russa. Segundo dados confirmados pela ONU, a ofensiva militar da Rússia na Ucrânia já matou pelo menos 1.179 civis, incluindo mais de 100 crianças, e feriu 1.860, entre os quais 134 crianças.

Registam-se ainda mais de 4 milhões de refugiados em países vizinhos e quase 6,5 milhões de deslocados internos.

Leia Também: AO MINUTO: Cruz Vermelha confirma bombardeamento; Explosão na Rússia?

Recomendados para si

;
Campo obrigatório