Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Estados Unidos questionam "seriedade" das promessas russas

Blinken acrescenta ainda que há uma diferença real entre aquilo que Moscovo diz e aquilo que, por outro lado, faz.

Estados Unidos questionam "seriedade" das promessas russas

Os Estados Unidos mostram-se algo céticos relativamente aos mais recentes objetivos da Rússia para o conflito na Ucrânia, noticia a Sky News. O secretário de Estado Antony Blinken diz, neste sentido, que o país não tem visto sinais de "verdadeira seriedade" da Rússia naquilo que os líderes do país têm vindo a dizer ao longo de todo o conflito.

Blinken acrescenta ainda que há uma diferença real entre aquilo que Moscovo diz e aquilo que, por outro lado, faz. Com esta ideia em mente, o secretário de Estado garante que o Estado que representa está apenas focado neste último ponto.

Esta trata-se de mais uma declaração que comprova que o Ocidente está altamente cético relativamente às promessas que têm sido feitas pela Rússia - que incluem, nomeadamente, anteriores compromissos de cessar-fogos temporários para permitir a evacuação de algumas das cidades mais afetadas pelo conflito.

As declarações de Antony Blinken surgem depois de, esta terça-feira, a Rússia ter-se mostrado disposta a abandonar algumas das exigências que tem vindo a reivindicar ao longo do conflito.

Esta terça-feira, Moscovo veio dizer, na sequência das conversações de paz que decorreram em Istambul, que se prepara para reduzir drasticamente a sua atividade militar centrada em Kyiv e Chernihiv.

Por outro lado, de acordo com fontes consultadas pelo The Financial Times, a Rússia está também a deixar de lado os seus planos quanto a uma mudança de regime na Ucrânia.

Leia Também: Ucrânia. Número de refugiados sobe para 3,9 milhões

Recomendados para si

;
Campo obrigatório