Finlândia teme ingerência russa devido a debate sobre adesão à NATO

A Finlândia deve estar preparada para uma eventual interferência da Rússia na sequência dos debates sobre a possível adesão de Helsínquia à NATO, considerou hoje o serviço de segurança do país.

Sauli Niinisto, Finland's president, meets with U.S. President Joe Biden, not pictured, in the Oval Office of the White House in Washington, D.C., U.S., on Friday, March 4, 2022. The presidents are set to discuss Russia's attack on Ukraine and its impact

© Getty Images

Lusa
29/03/2022 14:17 ‧ 29/03/2022 por Lusa

Mundo

Guerra na Ucrânia

"Toda a sociedade finlandesa deve estar atenta às tentativas russas de influenciar o processo decisório do país sobre a questão da NATO", disse o diretor do serviço de segurança (SUPO), que pediu às empresas do país que estejam em "alerta máximo" para prevenir possíveis ataques cibernéticos.

No seu relatório anual sobre ameaças à Finlândia, o SUPO destaca "o perigo de uma extensa interferência russa e de vigilância ilegal".

No fim de semana passado, o Presidente finlandês, Sauli Niinisto, admitiu que uma tentativa do país de aderir à NATO poderia provocar respostas "intempestivas" por parte da Rússia, incluindo violações territoriais ou do espaço aéreo.

Por outro lado, o chefe de Estado sublinhou que estar protegido pelo artigo 5.º do tratado da NATO -- segundo o qual um ataque a um país membro é um ataque a todos -- teria "um efeito preventivo" nas eventuais agressões contra a Finlândia.

Após a invasão russa da Ucrânia, iniciada em 24 de fevereiro, cerca de 60% da população finlandesa manifestou-se favorável à adesão do país à NATO.

Helsínquia descartou a possibilidade de um pedido de adesão de emergência, mas no último mês tem vindo a realizar consultas políticas sobre uma aproximação à Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO).

Tal como a Suécia, a Finlândia admitiu estar em processo de reavaliação da sua política de segurança e defesa e garantiu que a crescente "cooperação" com a NATO será debatida no parlamento em breve.

Leia Também: Rússia adverte que responderá se NATO apoiar Kyiv com aviões

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas