Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 17º

Somália. UE solidária após ataques que fizeram pelo menos 48 mortos

A União Europeia mostrou hoje solidariedade com a Somália, após os ataques bombistas em Mogadíscio e no distrito de Beledweyne, perpetrados pelo grupo terrorista Al-Shebab, que mataram 48 pessoas, e apelou às autoridades somalis para aumentarem a segurança.

Somália. UE solidária após ataques que fizeram pelo menos 48 mortos
Notícias ao Minuto

17:31 - 25/03/22 por Lusa

Mundo Somália

"A União Europeia (UE) apresenta as suas sinceras condolências às famílias das vítimas e deseja uma rápida recuperação dos feridos", disse um porta-voz do Alto-Representante da UE para a Política Externa, Josep Borrell, através de uma declaração, encorajando os líderes somalis a "aumentarem a segurança e derrotarem aqueles que utilizam a violência contra o povo somali".

"Estes ataques terroristas contra pessoas inocentes incluíram o ataque ao aeroporto internacional e ao principal hospital para onde as vítimas de um ataque anterior estavam a ser transferidas", disse.

A UE recordou que é um "forte apoiante" do processo de construção do Estado somali e um parceiro para a paz e segurança e que apoia "a conclusão iminente e pacífica do processo eleitoral para realizar as aspirações do povo somali a um futuro estável e próspero".

A conclusão das eleições parlamentares é essencial para a realização das eleições presidenciais, que têm sido adiadas várias vezes desde 2021, apesar de o mandato do Presidente ter expirado nesse ano.

O adiamento sistemático das eleições - que são apoiadas pela comunidade internacional e às quais o Al-Shebab se opõe - é uma distração de problemas notáveis para o país, tais como a luta contra os fundamentalistas islâmicos.

O grupo terrorista controla as áreas rurais no centro e sul e quer estabelecer um estado islâmico Wahhabi (ultraconservador) na Somália.

O país tem estado em conflito e caos desde a queda do ditador Mohamed Siad Barre, em 1991, que deixou o país sem um Governo eficaz e nas mãos de senhores da guerra e milícias islâmicas, como o Al-Shebab.

Leia Também: Sobe para 48 o número de mortos em duplo atentado na Somália

Recomendados para si

;
Campo obrigatório