Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
20º
MIN 12º MÁX 26º

Capitólio. Painel vota acusação por desacato a dois aliados de Trump

A comissão da Câmara dos Representantes que investiga o ataque ao Capitólio dos Estados Unidos decide na segunda-feira, através de uma votação, se recomenda uma acusação por desacato ao Congresso a dois assessores do ex-presidente Donald Trump.

Capitólio. Painel vota acusação por desacato a dois aliados de Trump
Notícias ao Minuto

06:28 - 25/03/22 por Lusa

Mundo Estados Unidos

Este painel divulgou hoje que se reúne na segunda-feira para discutir se deve recomendar uma possível acusação contra Peter Navarro, antigo conselheiro comercial de Donald Trump, e Dan Scavino, ex-assessor de comunicação do republicano na Casa Branca.

Navarro tinha sido intimado, no início de fevereiro, para depor perante a comissão de investigação sobre as falsas alegações de fraude eleitoral nas presidenciais de 2020, conquistadas pelo democrata Joe Biden.

Embora o ex-conselheiro comercial de Trump tenha procurado utilizar o privilégio executivo para evitar cooperar com o painel, o governo de Biden negou este mês estas alegações de Navarro, bem como de outro ex-assessor, o antigo conselheiro de segurança nacional Michael Flynn.

Peter Navarro considerou esta votação da comissão de investigação um "ataque partidário sem precedentes ao privilégio executivo".

"O painel sabe muito bem que o Presidente Trump invocou o privilégio executivo e não é um privilégio renunciar", sustentou.

Para o antigo conselheiro comercial, é "prematuro a comissão avançar com acusações criminais contra um alto funcionário da Casa Branca a quem o privilégio executivo inegavelmente se aplica".

Navarro acrescentou também que a discórdia parece estar "inevitavelmente" a cargo do Supremo Tribunal e defendeu que, até que haja uma resolução, a comissão da Câmara dos Representantes deve "cessar as suas táticas de assédio e intimidação".

A agência Associated Press (AP) procurou uma reação junto do advogado de Dan Scavino, intimado em setembro para prestar depoimentos junto do painel, mas este ainda não respondeu.

Este painel da Câmara dos Representantes pretende apurar não apenas a conduta de Trump em 06 de janeiro de 2021, quando este apelou à multidão para "lutar incessantemente" contra o resultado eleitoral, mas também os esforços do republicano, e da sua equipa, meses antes, na contestação da derrota eleitoral ou na obstrução a uma transição pacífica de poder.

Leia Também: Bielorrússia dá asilo a suspeito de agressões na invasão do Capitólio

Recomendados para si

;
Campo obrigatório