A ministra canadiana, Mary Ng, e a sua homóloga britânica, Anne-Marie Trevelyan, anunciaram que a primeira ronda de negociações terá início na próxima semana, a 28 de março, e que o acordo final poderá ser alcançado dentro de um ano.
Ng saudou o início das negociações para "um novo acordo histórico" com o Reino Unido, considerando que "elevaria a fasquia" para as mulheres, minorias e pequenas empresas, avança a agência de notícias EFE.
Já o Departamento de Comércio Internacional do Reino Unido afirmou, no Twitter, que o acordo permitirá novas oportunidades no comércio eletrónico, no empoderamento económico das mulheres e na crise climática.
Em 2021, o comércio bilateral entre o Canadá e o Reino Unido valia cerca de 30,67 mil milhões de euros, dos quais 17,5 mil milhões eram exportações canadianas.
A saída do Reino Unido da União Europeia (UE), com quem o Canadá tem um acordo comercial, obrigou Otava e Londres a assinar um acordo temporário no final de 2020 para proteger o comércio bilateral.
Leia Também: Reino Unido e EUA em "conversas transatlânticas" sobre comércio