Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 10º MÁX 17º

"A Rússia não se quer sentar e negociar. O que quer é ocupar território"

O chefe da diplomacia europeia considera que o presidente russo, Vladimir Putin, pretende cercar a costa do Mar Negro até à fronteira com a Moldávia, a fim de privar a Ucrânia do acesso ao mar.

"A Rússia não se quer sentar e negociar. O que quer é ocupar território"
Notícias ao Minuto

11:23 - 24/03/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Josep Borrell

O chefe da diplomacia europeia, Josep Borrell, acusou esta quinta-feira a Rússia de não querer negociar um cessar-fogo com a Ucrânia até atingir o seu objetivo - ocupar o território ucraniano.

Segundo o responsável, em entrevista à estação espanhola TVE, o presidente russo, Vladimir Putin, pretende cercar a costa do Mar Negro até à fronteira com a Moldávia, a fim de privar a Ucrânia do acesso ao mar.

“Neste momento, a Rússia não se quer sentar e negociar. O que quer é ocupar o território”, considerou Borrell. “Ele [Putin] só quer negociar quando tiver assegurado uma posição de força”.

Assinala-se esta quinta-feira um mês desde o início da invasão russa da Ucrânia. Segundo dados confirmados pela Organização das Nações Unidas (ONU), pelo menos 977 mortos e 1.594 feridos entre a população civil até ao final do dia de terça-feira. Há ainda mais de 3,6 milhões de refugiados que fugiram para os países vizinhos. 

Leia Também: AO MINUTO: Guerra dura há um mês; Três cimeiras em Bruxelas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório