Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

China. Avião terá perdido altitude e caído "muito rápido"

A aeronave transportava 132 pessoas, entre as quais 123 passageiros e nove membros da companhia aérea, tendo estado no ar apenas durante uma hora.

China. Avião terá perdido altitude e caído "muito rápido"
Notícias ao Minuto

15:06 - 21/03/22 por Daniela Filipe

Mundo Queda de avião

O avião Boeing 737 da companhia aérea China Eastern Airlines, que caiu esta manhã num local montanhoso na cidade de Wuzhou, região chinesa de Guangxi, terá perdido altitude e caído “muito rápido”, segundo registos divulgados pelo Flightradar24.

Os dados divulgados pela plataforma indicam que o aparelho “começou a perder altitude muito rápido”, por volta das 6h20 (hora em Portugal), caindo 7,62 quilómetros em menos de dois minutos. Às 6h22, o sinal apontava para uma velocidade vertical de cerca de 9,45 quilómetros por minuto, acabando por se perder aos 975,36 metros.

Recorde-se que a aeronave, que transportava 132 pessoas - 123 passageiros e nove membros da companhia aérea - terá estado no ar apenas durante uma hora. Correspondente ao voo MU5735, fazia o percurso entre as cidades chinesas de Kunming e de Cantão.

Imagens partilhadas pelo jornalista Andy Boreham, que trabalha para os meios de comunicação chineses, mostram o momento exato da queda do aparelho. Segundo o próprio, é pouco provável que haja sobreviventes da tragédia. Contudo, ainda não há informações quanto às vítimas mortais, nem quanto às causas da queda. Xi Jinping, presidente chinês, já pediu que fosse aberta uma investigação.

Também Debi Edward, jornalista correspondente da ITV News na Ásia, adiantou no Twitter que "a dimensão do incêndio revela poucas hipóteses de encontrar sobreviventes", referindo, mais tarde, haver “muitas imagens sem verificação e muita especulação”.

“O que estes dados nos mostram é que [o voo] MU5735 caiu muito depressa. Deve ter sido completamente assustador para quem estava a bordo. E [a informação] será traumatizante para os seus entes queridos”, acrescentou, partilhando os dados revelados pelo Flightradar24.

A agência oficial chinesa de notícias, Xinhua, avançou que os bombeiros de Wuzhou enviaram 117 operacionais e 23 viaturas para o local, contando ainda com mais 538 bombeiros de outras partes de Guangxi.

Entretanto, companhia aérea suspendeu todos os voos com aquele modelo de aeronave, segundo a televisão estatal chinesa.

Leia Também: China Eastern Airlines suspende voos com modelo do avião que caiu

Recomendados para si

;
Campo obrigatório