Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

"Nós queremos viver. Os nossos vizinhos querem ver-nos mortos"

O presidente ucraniano afirma que o Kremlin está a utilizar a mesma justificação para invadir a Ucrânia que Hitler utilizou durante o Holocausto. Numa intervenção no parlamento israelita, questionou ainda o país do porquê de não ajudar a Ucrânia e não implementar sanções à Rússia.

"Nós queremos viver. Os nossos vizinhos querem ver-nos mortos"

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, citou este domingo, numa intervenção no parlamento israelita, a antiga primeira-ministra de Israel, Golda Meir, e acusou a Rússia de “querer ver” o povo ucraniano “morto”.

“Vocês conhecem estas famosas palavras, qualquer judeu conhece estas palavras, o mundo inteiro conhece-as: ‘Nós queremos viver. Os nossos vizinhos querem ver-nos mortos. Esta não é uma questão que deixa muito espaço para concessões’”, afirmou Zelensky perante o Knesset, através de uma videoconferência.

A frase de Golda Meir, a primeira mulher a assumir o governo de Israel, entre 1969 e 1974, foi imortalizada durante a guerra do Yom Kippur, em outubro de 1973. 

“A ameaça é a mesma para nós e para vocês”, frisou Zelensky. “A destruição total de um povo, de um estado, de uma cultura, e até do nome do seu próprio país, a Ucrânia.”

“Quero que ouçam isto e pensem nesta data: 24 de fevereiro, o início da invasão da Rússia na Ucrânia. Este dia já entrou para a história como uma tragédia para os ucranianos, para o povo judeu, para o mundo inteiro”, acrescentou.

E fez ainda uma associação com a criação do Partido Nazi alemão, que acabou por ser responsável pela morte de milhões de judeus: “No dia 24 de fevereiro, um partido nacionalista de trabalhadores foi criado na Alemanha, que tirou milhões de vidas, destruiu pessoas, tentou matar nações. 102 anos depois, a mesma ordem criminal foi feita para enviar tropas para a invasão da Ucrânia, que já ceifou tantas vidas.”

Durante a sua intervenção, o presidente ucraniano - descendente de uma família de judeus - lembrou que o Kremlin usou a mesma justificação para as suas ações que Hitler utilizou durante o Holocausto: uma “solução final”.

"Escutem o que diz o Kremlin. São as mesmas palavras, a mesma terminologia que os nazis usaram contra vós. É uma tragédia", afirmou.

Zelensky voltou ainda a apelar ao fornecimento de apoio militar. “O mundo inteiro sabe que os vossos sistemas antimísseis são os melhores”, lembrou. “O mundo inteiro sabe que vocês podem defender os vossos interesses nacionais. E vocês podem ajudar-nos a proteger as nossas vidas, as vidas dos ucranianos e dos judeus que vivem na Ucrânia.”

E questionou: “Por que é que não podemos receber armas vossas, por que é Israel não impôs sanções poderosas à Rússia ou não pressiona os negócios russos?”.

“A escolha é vossa, irmãos e irmãos, e vocês devem então viver com a vossa resposta, o povo de Israel”, atirou. 

Assinala-se hoje o 25.º desde o início da invasão russa da Ucrânia. Segundo dados confirmados pela Organização das Nações Unidas (ONU), pelo menos 902 mortos e 1.459 feridos entre a população civil, incluindo mais de 170 crianças, até ao final do dia de sábado. Há ainda mais de 3,4 milhões de refugiados que fugiram para os países vizinhos. 

Leia Também: AO MINUTO: Lei marcial prorrogada; UE condena sequestro de jornalistas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório