Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Reino Unido doa 600 mil euros para ajudar Madagáscar após ciclones

O Reino Unido doou cerca de 600 mil euros para, através da Unicef, fornecer água potável, saneamento de emergência e serviços de higiene a 13.500 pessoas em Madagáscar, após uma série de eventos meteorológicos extremos, anunciou a ONU.

Reino Unido doa 600 mil euros para ajudar Madagáscar após ciclones
Notícias ao Minuto

10:22 - 17/03/22 por Lusa

Mundo Madagáscar

"Este apoio do Reino Unido surge num momento crucial em que a Unicef e os seus parceiros estão no terreno a trabalhar para assistir as pessoas afetadas por ciclones e tempestades tropicais. Ao abordarmos com urgência as necessidades de água e saneamento destas comunidades, podemos evitar que uma situação má se torne pior", disse a secretária de Estado britânica para África, Vicky Ford, que anunciou a doação, citada num comunicado do Fundo das Nações Unidas para a Infância.

No comunicado, a Unicef recorda que o ciclone Emnati, que afetou Madagáscar em 22 de fevereiro, foi o quarto evento meteorológico extremo a atingir o país desde o início do ano, após o ciclone Batsirai e a tempestade Dumako no início de fevereiro e a tempestade Ana em janeiro.

Estes eventos extremos afetaram até meio milhão de pessoas, com inundações generalizadas e destruição de propriedades, escolas e centros de saúde, estima a agência da ONU, que diz estar "na linha da frente a aplicar respostas chave e a fornecer assistência às vítimas".

A atividade da Unicef no terreno está relacionada com a instalação de cisternas para depósito e tratamento de água, construção de latrinas de emergência e controlo de vetores, bem como a distribuição de 'kits' de higiene que incluem soluções para o tratamento de água nos lares, absorventes higiénicos, sabão, baldes com tampa, álcool gel e dispositivos para a lavagem das mãos.

A doação de 500 mil libras (600 mil euros) do Reino Unido à Unicef acresce a um montante idêntico entregue por Londres à Cruz Vermelha no início do mês.

"Estas 500 mil libras elevam o apoio britânico para um total de um milhão de libras (1,2 milhões de euros), fornecendo assistência imediata a comunidades vulneráveis através de parceiros no terreno e ajudando Madagáscar a recuperar", afirmou Vicky Ford.

Leia Também: Alerta para tempestade que ameaça o canal de Moçambique

Recomendados para si

;
Campo obrigatório