Meteorologia

  • 13 JUNHO 2024
Tempo
24º
MIN 14º MÁX 25º

Alerta para tempestade que ameaça o canal de Moçambique

Uma tempestade que hoje vai atingir Madagáscar tem forte potencial para entrar no canal de Moçambique nos próximos dias, anunciou o Instituto Nacional de Meteorologia (INAM), que apelou à população para estar atenta aos próximos avisos.

Alerta para tempestade que ameaça o canal de Moçambique
Notícias ao Minuto

09:33 - 08/03/22 por Lusa

Mundo Madagáscar

"Projeções atuais indicam que o sistema meteorológico poderá atingir Madagáscar e tem um forte potencial para atingir o Canal de Moçambique", referiu o INAM em comunicado.

"O INAM continua a monitorizar" a situação e "apela à população para que continue a acompanhar os avisos difundidos pelas autoridades", acrescentou.

De acordo com o centro meteorológico francês das ilhas Maurícias, que segue a atividade ciclónica do sudoeste do oceano Índico, a depressão atmosférica já foi batizada com o nome Gombe, ao ter atingido o grau de tempestade tropical moderada.

A intempérie poderá evoluir para a categoria de ciclone e chegar perto da costa moçambicana da província de Nampula durante o próximo fim de semana.

De acordo com o mais recente balanço do Instituto Nacional de Gestão de Desastres (INGD), já morreram 72 pessoas na atual época chuvosa e ciclónica, que decorre desde 01 de outubro até final de abril.

A maioria das mortes foi provocada por desabamentos e inundações, outras por raios e incêndios.

Até final da época continuam a decorrer ações de sensibilização da população para que se afaste de zonas de cheias e para que bens alimentares e outros artigos essenciais sejam colocados em zonas seguras.

Leia Também: Chuvas na Austrália causam 21 mortos e obrigam a retirar 80 mil pessoas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório