Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Filho de líder do Turquemenistão vence eleições presidenciais

O filho do líder do Turquemenistão venceu as eleições presidenciais do país da Ásia Central, disseram hoje as autoridades eleitorais, depois de um atraso na contagem dos votos.

Filho de líder do Turquemenistão vence eleições presidenciais
Notícias ao Minuto

08:28 - 15/03/22 por Lusa

Mundo Turquemenistão

A vitória de Serdar Berdymukhamedov, de 40 anos, consolida a dinastia política da família no comando do país, rico em gás natural e petróleo.

No domingo, as autoridades eleitorais tinham dito, inesperadamente, que precisavam de mais tempo para contar os boletins das presidenciais de sábado.

Serdar, filho do Presidente do Turquemenistão, Gurbanguly Berdymukhamedov, era o grande favorito e, de acordo com a comissão eleitoral central, obteve 72,97% dos votos.

Antiga república soviética, o Turquemenistão é um dos países mais opressivos do mundo e nenhuma eleição foi reconhecida como livre por especialistas internacionais.

Gurbanguly Berdymukhamedov lidera o país desde 2007 e é conhecido por gostar de andar a cavalo - conta com uma estátua equestre dourada em Asgabate, desde 2015 -, tiro ao alvo e compor músicas de 'rap' patriótico com o neto.

De acordo com observadores, um possível problema de saúde ou dificuldade na gestão dos problemas económicos do país levaram Gurbanguly Berdymukhamedov a deixar a política, três anos antes do final do mandato.

Leia Também: Filho do Presidente do Turquemenistão nomeado candidato à Presidência

Recomendados para si

;
Campo obrigatório