Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 24º

Filho do Presidente do Turquemenistão nomeado candidato à Presidência

O filho do autoritário e excêntrico Presidente do Turquemenistão, Gurbangouly Berdymukhamedov, foi hoje nomeado para o suceder na liderança daquele país da Ásia Central, nas eleições que se realizarão no próximo mês.

Filho do Presidente do Turquemenistão nomeado candidato à Presidência
Notícias ao Minuto

01:00 - 15/02/22 por Lusa

Mundo Governo

"Durante o congresso extraordinário do Partido Democrático do Turquemenistão em Asgabate, o vice-presidente do Governo Serdar Berdymoukhamedov foi indicado como candidato à Presidência" para as eleições antecipadas marcadas para 12 de março, anunciou a televisão estatal.

De acordo com a televisão estatal, Serdar Berdymoukhamedov fez um discurso antes da votação dos delegados do partido, que "apoiaram a sua candidatura por unanimidade".

O Turquemenistão, uma antiga república soviética rica em petróleo, é um dos países mais opressivos do mundo e nenhuma eleição foi reconhecida como livre por especialistas internacionais.

Serdar Berdymoukhamedov, portanto, não deverá lidar com nenhum adversário real.

O Turquemenistão é um dos países mais fechados do mundo e as decisões políticas são tomadas com grande secretismo.

Num discurso no parlamento, ocorrido na sexta-feira, Gurbangouly Berdymukhamedov, de 64 anos, anunciou que havia tomado a "difícil decisão" de iniciar uma transição de poder, acreditando que o país precisa de "jovens líderes".

Gurbangouly Berdymukhamedov, que atualmente combina as funções de chefe de Estado, Governo e Senado, no entanto, alertou que queria permanecer na política como presidente da Câmara Alta.

Atualmente vice-primeiro-ministro, Serdar Berdymoukhamedov é a segunda figura do Estado, tendo grande influência na economia do país.

Ao atingir os 40 anos em 2021, Serdar Berdymoukhamedov pode agora concorrer legalmente à Presidência.

Resta saber, entretanto, se a troca de poder entre pai e filho, cuja visão política e ambições para o país permanecem desconhecidas, permitirá ao Turquemenistão entrar numa nova era.

Gourbanguly Berdymoukhamedov domina o Estado há mais de 15 anos e qualquer crítica é reprimida pelos serviços de inteligência.

O estilo austero do filho -- olhos escuros e roupa preta -- contrasta com exuberância do pai que, como o antecessor Saparmourat Niazov, que morreu no final de 2006, instituiu um culto desenfreado à sua personalidade que é regularmente alvo de provocações na Internet no estrangeiro.

Gurbanguly Berdymukhamedov é conhecido pelas suas aparições a cavalo na televisão, por disparar em alvos e compor músicas de rap patriótico com o neto.

Desde 2015, o chefe de Estado conta com uma estátua equestre dourada em sua honra em Asgabate.

As razões para a sua retirada, três anos antes do final do seu mandato, não foram detalhadas, mas os especialistas evocam um possível problema de saúde ou dificuldades na gestão dos problemas económicos do país.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório