Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Número de mortes com passagem do ciclone Gombe em Moçambique sobe para 15

O número de mortes na sequência da passagem do ciclone Gombe por Moçambique subiu de 12 para 15, informou hoje à Lusa o porta-voz do Instituto Nacional de Gestão de Desastres (INGD).

Número de mortes com passagem do ciclone Gombe em Moçambique sobe para 15
Notícias ao Minuto

20:39 - 14/03/22 por Lusa

Mundo Ciclone

Os novos óbitos foram registados na província de Nampula, a mais afetada, nos distritos de Angoche e Ilha de Moçambique, disse o porta-voz do INGD, Germano Amado.

"Estes novos óbitos são o resultado de desabamento de infraestruturas e queda de árvores", explicou a fonte, acrescentando que pelo menos 50 pessoas ficaram feridas.

No total, segundo os dados do INGD, 100.441 pessoas foram afetadas nas províncias de Nampula (Norte) e Zambézia (Centro) e, deste número, pelo menos 11 mil foram acolhidas nos 25 centros criados pelas autoridades para prestar assistência às comunidades.

As autoridades moçambicanas registaram ainda 11.882 casas totalmente devastadas e duas pontes destruídas, bem como a queda de um total de 141 postes de energia.  

A tempestade Gombe chegou à costa moçambicana na madrugada de sexta-feira na categoria de ciclone intenso com chuva torrencial e vento de 165 quilómetros por hora, com rajadas superiores a 200.

A tempestade atingiu Moçambique três anos depois de os ciclones Idai e Kenneth terem fustigado, respetivamente, as regiões centro e norte do país naquela que foi uma das mais severas épocas chuvosas de que há memória.

Leia Também: Moçambique com 39 casos e duas mortes nos últimos sete dias

Recomendados para si

;
Campo obrigatório