Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

França cria fundo para apoiar artistas ucranianos e "dissidentes russos"

A França anunciou hoje a criação de um fundo, com um milhão de euros, para apoiar e acolher artistas e profissionais da Cultura da Ucrânia, mas também estará aberto aos "artistas russos dissidentes".

França cria fundo para apoiar artistas ucranianos e "dissidentes russos"
Notícias ao Minuto

20:48 - 12/03/22 por Lusa

Mundo Ucrânia

Em comunicado, o ministério da Cultura francês revelou que o fundo servirá para apoiar a criação artística, por via de bolsas de estudo, e a divulgação de espetáculos.

Os artistas ucranianos poderão ser acolhidos em residências artísticas de três meses e haverá ainda 300 mil euros para que as escolas públicas francesas, em particular as escolas de artes, acolham alunos ucranianos.

No início de março, a ministra francesa da Cultura, Roselyne Bachelot, tinha avançado com a criação de um fundo de apoio, também de um milhão de euros, para "acompanhar as instituições culturais francesas que se organizam para permitir que artistas e profissionais da cultura continuem a trabalhar".

A 03 de março a França suspendeu a realização, dentro e fora do país, de qualquer evento cultural associado a instituições oficiais russas ou artistas russos que sejam a favor da invasão da Ucrânia.

Os projetos de parceria entre instituições culturais russas e francesas, quer em França, quer na Rússia, estão "suspensas até novo aviso".

A Rússia lançou a 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que já causou pelo menos 564 mortos e mais de 982 feridos entre a população civil e provocou a fuga de cerca de 4,5 milhões de pessoas, entre as quais 2,5 milhões para os países vizinhos, segundo os mais recentes dados da ONU.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas a Moscovo.

Leia Também: AO MINUTO: Russos com ordens para matar civis; 2.000 saíram de Kyiv hoje

Recomendados para si

;
Campo obrigatório