Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Situação humanitária em algumas cidades é "catastrófica", diz Moscovo

O Ministério da Defesa russo considerou hoje que a situação humanitária na Ucrânia, invadida pela Rússia, está a degradar-se e que é "catastrófica" em algumas cidades.

Situação humanitária em algumas cidades é "catastrófica", diz Moscovo
Notícias ao Minuto

20:06 - 12/03/22 por Lusa

Mundo Ucrânia

"A situação na Ucrânia, infelizmente, continua a degradar-se rapidamente e, em algumas cidades, atingiu proporções catastróficas", declarou o general Mikhaïl Mizintsev, citado pelas agências noticiosas russas.

O general acusou os "nacionalistas" ucranianos de minarem zonas residenciais e de destruírem infraestruturas essenciais como estradas e pontes, privando os civis de vias para fugirem e deixando-os sem eletricidade, sem água, comida e medicamentos.

A situação é particularmente grave em Mariupol, um porto importante no sul da Ucrânia, onde "centenas de milhares de pessoas, incluindo estrangeiros" ficaram presos, adiantou Mizintsev, acusando os "nacionalistas" ucranianos de serem os responsáveis.

A Rússia lançou a 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que já causou pelo menos 564 mortos e mais de 982 feridos entre a população civil e provocou a fuga de cerca de 4,5 milhões de pessoas, entre as quais 2,5 milhões para os países vizinhos, segundo os mais recentes dados da ONU.

No 17.º dia desta ofensiva, os esforços das forças russas continuam concentrados em cidades como a capital, Kiev, Mariupol e também Dnipro, no centro do país.

Leia Também: AO MINUTO: Russos com ordens para matar civis; 2.000 saíram de Kyiv hoje

Recomendados para si

;
Campo obrigatório