Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

Sete pessoas morreram num corredor humanitário na região de Kiev

Sete pessoas morreram na sexta-feira na região de Kiev, vítimas de disparos de militares russos, num corredor humanitário para retirada de civis, anunciaram hoje fontes militares ucranianas.

Sete pessoas morreram num corredor humanitário na região de Kiev
Notícias ao Minuto

19:53 - 12/03/22 por Lusa

Mundo Ucrânia

Numa mensagem na rede social Facebook, a agência de informações militares da Ucrânia revelou que entre as vítimas mortais está uma criança.

"Os russos dispararam contra uma coluna de mulheres e crianças que tentavam sair por um corredor previamente autorizado, na região de Kiev. O balanço de este ato brutal é de sete mortos, entre os quais uma criança", explicou.

O Exército russo mantém o cerco de várias grandes cidades ucranianas e continua os seus bombardeamentos, como o que atingiu um hospital pediátrico e uma maternidade, na quarta-feira, em Mariupol, cidade com um porto estratégico no mar de Azov.

Esta semana, a Rússia anunciou a abertura de corredores humanitários todos os dias para permitir que os refugiados ucranianos cheguem a território russo.

Já as autoridades da Ucrânia defendem que os corredores humanitários sejam para dentro do seu país rumo ao Ocidente e abriram na quinta-feira mais sete corredores para retirar os civis de algumas das cidades mais importantes do país.

A Rússia lançou a 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que já causou pelo menos 564 mortos e mais de 982 feridos entre a população civil e provocou a fuga de cerca de 4,5 milhões de pessoas, entre as quais 2,5 milhões para os países vizinhos, segundo os mais recentes dados da ONU.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas a Moscovo.

Leia Também: AO MINUTO: Russos com ordens para matar civis; 2.000 saíram de Kyiv hoje

Recomendados para si

;
Campo obrigatório