Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 26º

Rússia tem apresentado "exigências inaceitáveis" à Ucrânia

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia acredita que a Bielorrússia não vai colocar tropas no terreno de combate.

Rússia tem apresentado "exigências inaceitáveis" à Ucrânia

Dmytro Kuleba, ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, disse, no âmbito de um evento virtual organizado pela organização sem fins lucrativos 'Renew Democracy Initiative', que a Rússia tem apresentado "exigências inaceitáveis" ao país, na sequência das conversações que têm decorrido entre ambas as partes, informa a Sky News.

Neste âmbito, o ministro disse ainda que a Ucrânia está pronta para negociar o fim da guerra que dura há já mais de duas semanas, mas que não aceita render-se nem sujeitar-se a qualquer ultimato, reporta a Reuters.

A mesma fonte esclareceu ainda que as táticas russas utilizadas neste conflito são "semelhantes às que foram utilizadas na Síria". Kuleba disse ainda que as forças russas tentaram estabelecer uma base logística perto de Chernobyl, para ajudar os avanços das tropas no terreno.

O ministro acrescentou que, apesar da cidade de Mariupol estar cercada por forças militares russas, a mesma continua, ainda, nas mãos das autoridades ucranianas. O responsável pela pasta dos Negócios Estrangeiros acredita também que se as forças ucranianas tivessem mais aviões, mais vidas civis tinham sido salvas, na sequência dos ataques russos.

Quanto à possibilidade de participação de soldados bielorrussos na invasão à Ucrânia, Dmytro Kuleba julga que, apesar das pressões de Moscovo, a Bielorrússia não está disposta a fazê-lo.

O ministro ucraniano garante ainda que a Ucrânia precisará de ajuda para investigar e processar os eventuais crimes de guerra assinados pelo exército de Vladimir Putin, alegando ainda que o Ocidente deve tomar medidas adicionais para afetar a economia russa.

Leia Também: AO MINUTO: Zelensky quer falar com Putin em Israel; Volnovakha destruída

Recomendados para si

;
Campo obrigatório