Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Vaticano confirma expulsão "injustificada" de núncio apostólico

O Vaticano atribuiu hoje ao Governo da Nicarágua a expulsão daquele país do núncio apostólico, monsenhor Waldemar Stanislaw Sommertag, considerando que foi uma imposição "grave e injustificada".

Vaticano confirma expulsão "injustificada" de núncio apostólico
Notícias ao Minuto

13:46 - 12/03/22 por Lusa

Mundo Nicarágua

"A Santa Sé recebeu com surpresa e dor a comunicação de que o Governo da Nicarágua decidiu retirar a aprovação ("agrément") de sua excelência Waldemar Stanislaw Sommertag, núncio apostólico em Manágua desde 2018, impondo-lhe a saída imediata do país após notificá-lo dessa decisão", revelou a Santa Sé num comunicado.

Na segunda-feira passada, a Nunciatura Apostólica na Nicarágua informou que seu representante em Manágua, o polaco Sommertag, "se ausentou do país" e que o secretário, monsenhor Marcel Mbaye Diouf, ficou a dirigir aquela missão diplomática, sem esclarecer os motivos.

A Santa Sé salientou que a decisão "é incompreensível", já que durante sua missão diplomática, Sommertag "trabalhou incansavelmente para o bem da Igreja e do povo da Nicarágua, especialmente para os mais vulneráveis", procurando??? sempre "fomentar boas relações entre a Sé Apostólica e as autoridades da Nicarágua".???????

Na nota, a Santa Sé mostra-se convicta "de que esta grave e injustificada decisão unilateral não reflete os sentimentos do povo da Nicarágua, profundamente cristão", e reafirma "a sua plena confiança no representante pontifício".

O núncio chegou a Manágua em 2018, ano em que manifestações antigovernamentais abalaram o país e provocaram a repressão do regime do presidente Daniel Ortega.

Quatro anos depois, o diplomata do Vaticano sai abruptamente, sem que a Nunciatura tenha especificado se essa saída seria temporária ou permanente.

Leia Também: Responsáveis das comemorações da independência do Brasil admitem atrasos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório