Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 17º

Reator nuclear em Kharkiv estará intacto após incêndio

“A instalação, em condições, não representa qualquer perigo”, garantiu o diretor do instituto, dizendo que, no entanto, se houver algum estrago físico, “uma fuga de combustível nuclear é possível, e elementos radioativos podem ser libertados”.

Reator nuclear em Kharkiv estará intacto após incêndio

Shutterstock

Notícias ao Minuto

23:32 - 11/03/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Ucrânia

O diretor do Instituto de Física e Tecnologia do Centro Nacional de Ciências de Kharkiv disse, esta sexta-feira, que o núcleo onde está guardado o combustível nuclear está intacto, após um incêndio ter deflagrado ontem no espaço circundante.

Segundo a Reuters, Mykola Shulga não deixou de avisar que qualquer eventual dano pode resultar num risco sério. “A instalação, em condições, não representa qualquer perigo”, garantiu, dizendo que, no entanto, se houver algum estrago físico, “uma fuga de combustível nuclear é possível, e elementos radioativos podem ser libertados”.

O responsável lembrou ainda que qualquer fuga seria “um enorme problema” e não só em Kharkiv, como também em qualquer outra estação nuclear. Atualmente, existem na Ucrânia 15 reatores nucleares.

Devido ao incêndio, algumas das paredes exteriores do instituto ficaram danificadas, assim como os vidros das janelas não resistiram ao impacto das chamas. A comunidade internacional tem vindo a expressar a sua preocupação pela segurança das estações nucleares da Ucrânia, tendo em conta que o território está a ser invadido pela Rússia.

A ONU contabilizou 564 mortos e 982 feridos civis, até quinta-feira, incluindo 41 crianças mortas e 52 feridas.

Também segundo dados da ONU, a guerra forçou 4,5 milhões de pessoas a fugir de casa, das quais 2,5 milhões procuraram refúgio nos países vizinhos, na pior crise do género na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

A invasão da Ucrânia foi condenada pela generalidade da comunidade internacional e levou à imposição de sanções à Rússia em praticamente todos os setores, da banca ao desporto.

Leia Também: Sanções. Família de porta-voz do Kremlin na mira dos Estados Unidos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório