Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Ucrânia. 400 mil pessoas escaparam de cidades cercadas por tropas russas

Várias cidades têm corredores humanitários.

Ucrânia. 400 mil pessoas escaparam de cidades cercadas por tropas russas
Notícias ao Minuto

19:46 - 10/03/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Ucrânia/Rússia

Cerca de 400 mil pessoas conseguiram escapar de cidades cercadas pelo exército russo ou atingidas pelos seus ataques.

Apesar de a evacuação de Sumy estar a ser bem sucedida, e de o número de pessoas que conseguiram escapar em segurança ser elevado, o ministro do Interior da Ucrânia não deixou de lembrar que em muitas outras cidades a abertura de corredores humanitários não foi respeitada pelas tropas russas.

Segundo a Sky News, o ministro Denys Monastyrsky deu como exemplo os milhares de pessoas que não estão a conseguir sair da cidade de Mariupol, que esta quinta-feira continua sob bombardeamentos, depois de ontem as imagens de uma maternidade destruída pelos bombardeamentos aéreos terem surgido.

Segundo as autoridades ucranianas, ninguém conseguiu deixar a cidade de Mariupol hoje.

Além das baixas civis registadas pela ONU, a guerra na Ucrânia, que entrou hoje no 15.º dia, provocou um número por determinar de baixas militares.

Na sequência da invasão, mais de 2,3 milhões de pessoas fugiram para países vizinhos, na crise de refugiados com crescimento mais rápido na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

A invasão da Ucrânia foi condenada pela generalidade da comunidade internacional e muitos países e organizações impuseram sanções à Rússia que atingem praticamente todos os setores, da banca ao desporto.

Leia Também: Mariupol sem água nem comida. Pessoas são enterradas em vala comum

Recomendados para si

;
Campo obrigatório