Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 26º

Imagens de grávida a ser resgatada em Mariupol chocam. "Atrocidade"

Sueco Anders Östlund, a viver em Kyiv, diz ser "difícil de entender" a "enormidade dos crimes cometidos pela Rússia".

Notícias ao Minuto

20:46 - 09/03/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Guerra na Ucrânia

Uma imagem de uma mulher grávida a ser resgatada dos escombros de uma maternidade que foi, esta quarta-feira, bombardeada levou Anders Östlund, um sueco a viver em Kyiv, a manifestar-se sobre a gravidade do ataque. 

Östlund diz ser "difícil de entender" a "enormidade dos crimes cometidos pela Rússia" na guerra contra a Ucrânia. 

Numa publicação onde partilha a fotografia de uma mulher a ser resgatada dos escombros, o sueco diz que a "Rússia bombardeou os membros mais fracos da sociedade, as mulheres grávidas e seus recém-nascidos". 

Várias imagens do grau de destruição provocado na maternidade têm sido partilhadas nas redes sociais, inclusive pelo presidente ucraniano Volodymyr Zelensky. De acordo com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, existem pessoas e "crianças debaixo dos escombros". Perante esta realidade, o chefe de Estado ucraniano fala de uma "atrocidade" cometida por Moscovo, numa publicação feita na rede social Twitter.

"Quanto tempo mais o mundo será cúmplice, ignorando este terror? Fechem o espaço aéreo já", escreveu ainda Zelensky no Twitter. As autoridades locais disseram que estão ainda a tentar determinar quantas pessoas tinham sido mortas ou feridas neste ataque.

A ofensiva militar russa foi lançada contra a Ucrânia sob o pretexto de "desnazificação" do país. A generalidade da comunidade internacional condenou o ataque e aplicou fortes sanções à Rússia, de modo a travar o ataque que já conta com 14 dias e mais de dois milhões de ucranianos deslocados. 

Leia Também: Maternidade em Mariupol destruída em ataques aéreos russos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório