Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Rádio russa Ekho Moskvy anuncia dissolução após ser banida do ar

A rádio independente russa Ekho Moskvy (Eco de Moscovo), uma emissora histórica no cenário dos média russos, anunciou hoje a sua dissolução, após ter sido banida do ar pelas autoridades por causa da cobertura da invasão da Ucrânia.

Rádio russa Ekho Moskvy anuncia dissolução após ser banida do ar
Notícias ao Minuto

09:00 - 03/03/22 por Lusa

Mundo Ucrânia

"A maioria do conselho de administração da Ekho Moskvy tomou a decisão de dissolver a rádio e o site da Ekho Moskvy", escreveu o seu editor-chefe, Alexei Venediktov, na sua conta no Telegram.

Na terça-feira, as autoridades bloquearam o acesso ao Ekho Moskvy e ao canal de televisão 'online' independente Dojd, culpando-os pela maneira como estavam a cobrir a invasão da Ucrânia pela Rússia.

Os média russos foram proibidos de usar informações diferentes das fornecidas pelas autoridades, que apresentam a invasão da Ucrânia como uma mera "operação especial".

A Rússia é regularmente apresentada por Organizações Não Governamentais (ONG) como um dos países mais restritivos do mundo em termos de liberdade de imprensa.

O país ocupa o 150.º lugar entre 180 no último índice de liberdade de imprensa dos Repórteres Sem Fronteiras.

Ekho Moskvy, propriedade maioritária da gigante do gás Gazprom, foi criada em 1990 e estabeleceu-se como um dos órgãos de comunicação social mais respeitados do país.

A Rússia lançou na madrugada de 24 de fevereiro uma ofensiva militar com três frentes na Ucrânia, com forças terrestres e bombardeamentos em várias cidades. As autoridades de Kiev contabilizaram, até ao momento, mais de 2.000 civis mortos, incluindo crianças, e, segundo a ONU, os ataques já provocaram mais de 100 mil deslocados e pelo menos 836 mil refugiados na Polónia, Hungria, Moldova e Roménia.

Leia Também: Bombardeamento russo a Kharkiv atingiu três escolas e a catedral

Recomendados para si

;
Campo obrigatório