Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Parlamento líbio valida novo governo desafiando o executivo de Tripoli

O parlamento da Líbia aprovou hoje um voto de confiança a um novo governo liderado pelo ex-ministro do Interior, Fathi Bachagha, desafiando o executivo de Abdelhamid Dbeibah, sediado em Trípoli, que se recusa a ceder o poder.

Parlamento líbio valida novo governo desafiando o executivo de Tripoli
Notícias ao Minuto

19:18 - 01/03/22 por Lusa

Mundo Líbia

Numa votação que pode agravar as tensões entre os dois campos rivais, o Parlamento aprovou a equipa de Bachagha por 92 votos dos 101 deputados presentes, anunciou o seu presidente após uma sessão na cidade oriental de Tobruk.

A sessão, inicialmente marcada para segunda-feira, começou com a leitura dos nomes dos membros do novo Governo - 29 ministros, três vice-primeiros-ministros e seis ministros de Estado - antes de um voto de mão levantadas.

"O governo tem a confiança do Parlamento, com uma maioria de 92 votos dos deputados", disse o porta-voz do parlamento, Abdallah Bliheq.

Já minada por divisões entre instituições concorrentes no Leste e Oeste, a Líbia poderá voltar a ter dois governos rivais, como aconteceu entre 2014 e 2020, no meio de uma guerra civil.

Em 10 de fevereiro, o Parlamento nomeou Bachagha para substituir Dbeibah como chefe do governo provisório. No entanto, este último garante que só cederá o poder a um executivo eleito.

Após anos de guerra e divisão, Dbeibah foi nomeado há um ano para chefiar um governo provisório para liderar a transição, com eleições presidenciais e parlamentares inicialmente marcadas para dezembro passado.

Mas as discussões persistentes levaram ao adiamento, 'sine die', da dupla eleição em que a comunidade internacional tinha grandes esperanças para pôr fim ao caos que assola o país desde a queda do regime de Muammar Kaddafi, em 2011.

Leia Também: Líbia. Guterres apela a "prioridade" na preservação da estabilidade

Recomendados para si

;
Campo obrigatório