Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Engarrafamentos, frio de gelar e medo: O 'caos' na fronteira polaca

Família relata viagem de 36 horas de Boryspil, nos arredores de Kiev, até Korczowa, na fronteira polaca. Em Lviv o comboio em que seguiam desligava as luzes todas de forma a não ser notado. A travessia era feita ao som de tiros e no meio de muito medo.

Engarrafamentos, frio de gelar e medo: O 'caos' na fronteira polaca

São milhares os refugiados ucranianos que desde quinta-feira têm vindo a fugir do país devido à ofensiva militar lançada pela Rússia na madrugada de 24 de fevereiro. 

A invasão deu início a uma nova crise de refugiados com mais de 500 mil a abandonar a Ucrânia desde quinta-feira passada.

Em Korczowa, na fronteira polaca, o caos é evidente. 

A família Zhyvaha é uma das que está em  Korczowa após ter sido forçada a abandonar o país. Estão abrigados, conta o o jornal francês Le Monde, num armazém gigante transformado num centro improvisado para refugiados da guerra ucraniana.

Vitali, de 52 anos, e Lena, de 39 anos, fugiram de Boryspil, nos arredores de Kiev, com as três filhas. A viagem até à fronteira durou 36 horas. 

Tal como a maioria dos refugiados naquele armazém, a família tomou a decisão de fugir na sexta-feira, dia 25 de fevereiro. “Hora de fazer as malas”, disse ao jornal francês Arina, a mais velha, com 12 anos.

“Conseguimos embarcar num comboio que partiu às 20h00 de Kiev, estava cheio", conta a mãe Lena. Depois de algumas horas de viagem para Lviv, as luzes apagam-se para atravessar uma zona de confronto. “Fomos até proibidos de consultar os nossos telefones, o comboio continuou em velocidade muito baixa, enquanto víamos e ouvíamos tiros à nossa volta”, conta a ucraniana. 

O cenário é dantesco. Milhares reúnem-se junto à fronteira na esperança de encontrar um local seguro. 

Os engarrafamentos são visíveis e, segundo o Le Monde, há autocarros completamente cheios que são invadidos. A juntar a tudo isto, o frio que se vive junto à fronteira é imenso. 

Nos últimos dias as temperaturas aproximaram-se dos 0 graus e as mínimas eram mesmo negativas. Hoje em Korczowa esperam-se apenas três graus de temperatura máxima. 

Desde o início da invasão russa da Ucrânia em 24 de fevereiro, mais de 115.000 refugiados cruzaram a fronteira para a Polónia, disse o Ministério do Interior este sábado. Qualquer pessoa da Ucrânia pode entrar, mesmo aqueles que não possuem passaportes válidos, disseram autoridades.

Leia Também: Lágrimas e desalento. Milhares de refugiados na fronteira da Eslováquia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório