Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

'Mriya'. Rússia destrói o (único) Antonov An-225, o maior avião do mundo

Era o maior avião de carga existente. Estava estacionado no aeródromo de Hostomel, perto de Kiev.

'Mriya'. Rússia destrói o (único) Antonov An-225, o maior avião do mundo
Notícias ao Minuto

18:26 - 27/02/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Ucrânia/Rússia

O Antonov-225 'Mriya', de fabricação ucraniana, foi destruído num ataque russo ao aeródromo de Hostomel, perto de Kiev. Esta era a única aeronave deste modelo que existia no mundo e o maior avião de carga existente, construído como parte do programa espacial soviético.

O Antonov-225 foi, mais recentemente, uma preciosa ajuda durante a pandemia da Covid-19, pois permitiu o transporte de enormes quantidades de material médico de uma só vez em viagens entre a Ásia e a Europa. 

A destruição do 'Mriya' - que significa 'Sonho', em português - foi já confirmada na conta da Ucrânia no Twitter: "O maior avião do mundo foi destruído pelos russos num aeródromo perto de Kiev. Vamos reconstruir o avião. Cumpriremos nosso sonho de uma Ucrânia forte, livre e democrática", pode ler-se.

Também Dmytro Kuleba, ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, escreveu, na mesma rede social, sobre a perda do avião. "Esta foi a maior aeronave do mundo, AN-225 'Mriya' ('Sonho'). A Rússia pode ter destruído o nosso ‘Mriya’. Mas nunca poderão destruir o nosso sonho de um Estado europeu forte, livre e democrático. Vamos prevalecer!", destacou. 

Com 84 metros de comprimento, uma envergadura de 88 metros e um trem de aterragem de 32 rodas, o An-225, de que só existia um exemplar, podia transportar até cerca de 250 toneladas de carga a velocidades até 850 quilómetros por hora.

Leia Também: AO MINUTO: UE financia compra de armas; Hospitais da Ucrânia sem oxigénio

Recomendados para si

;
Campo obrigatório