Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Segurança e economia azul são eixos da relação entre Europa ou África

O Presidente da República de Cabo Verde, José Maria Neves, destacou hoje a segurança, a economia azul e o ensino superior e inovação como os eixos mais importantes da triangulação entre a Europa, África e a América Latina.

Segurança e economia azul são eixos da relação entre Europa ou África
Notícias ao Minuto

21:16 - 24/02/22 por Lusa

Mundo Cabo Verde

"Neste momento a questão da segurança e da estabilidade de todo o Atlântico é o pilar essencial", disse José Maria Neves, que intervinha por videoconferência na cerimónia de encerramento do XI Triângulo Estratégico: América Latina - Europa -- África, que decorreu em Lisboa.

"Por outro lado, penso que é importante que esses países reforcem a cooperação no domínio da economia azul. Há enormes potencialidades criadas aos mares, aos oceanos e é fundamental termos uma agenda de desenvolvimento que nos permita aproveitar todas as potencialidades ligadas ao mar", acrescentou.

O terceiro eixo destacado pelo Presidente cabo-verdiano foi a questão do ensino superior, ciência e educação.

"Esses países poderiam ter uma agenda voltada para um forte investimento na área da educação, na área do ensino superior, na área da ciência", defendeu.

"Desenvolver investigações partilhadas nos mais diferentes domínios, veja-se agora a produção de vacinas e de medicamentos para fazer face à pandemia [de covid-19]. Teríamos também de ter condições de enfrentar outras pandemias que hão de vir e seria absolutamente imprescindível que esses países reforçassem a cooperação nesta área", detalhou.

José Maria Neves resumiu a defender a necessidade de concertação para "a transformação e modernização na busca de uma forte convergência técnica".

Leia Também: Cabo Verde. Presidente "preocupado" com "consequências " da invasão russa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório