Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Cabo Verde. Presidente "preocupado" com "consequências " da invasão russa

O Presidente de Cabo Verde, José Maria Neves, disse hoje estar "muito preocupado" com o conflito militar na Ucrânia, face às "consequências incalculáveis" que representa para a Humanidade, apelando ao diálogo.

Cabo Verde. Presidente "preocupado" com "consequências " da invasão russa
Notícias ao Minuto

10:37 - 24/02/22 por Lusa

Mundo Rússia/Ucrânia

"O mundo, altamente devastado pela pandemia da covid-19, arcará doravante com os custos económicos e sociais, ainda difíceis de medir, mas com certeza catastróficos, de uma guerra sem sentido", escreveu o chefe de Estado cabo-verdiano, na sua conta oficial na rede social Facebook.

"Cabo Verde tem defendido sempre, em todas as circunstâncias, o diálogo, a paz e a solução negociada dos conflitos. Mesmo em momentos difíceis e complexos como este, continuamos a apelar para que se dê chance à liberdade e à paz", apelou José Maria Neves, na mesma mensagem.

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, pediu hoje aos líderes mundiais que deem ajuda à defesa da Ucrânia e protejam o espaço aéreo dos ataques russos, sublinhando que a Rússia "desencadeou uma guerra com a Ucrânia e com o mundo democrático".

As tropas russas lançaram, hoje de madrugada, um amplo ataque à Ucrânia, tendo o Presidente da Rússia, Vladimir Putin, alertado outros países que qualquer tentativa de interferência terá "consequências nunca antes vistas".

Grandes explosões foram ouvidas antes do amanhecer em Kiev, Kharkiv e Odessa, enquanto os líderes mundiais denunciavam o início de uma invasão que pode causar muitas vítimas, derrubar o Governo democraticamente eleito da Ucrânia e ameaçar o equilíbrio pós-Guerra Fria no continente.

Os ucranianos começaram a fugir de algumas cidades, e os militares russos alegaram ter incapacitado todas as defesas aéreas e bases aéreas da Ucrânia em poucas horas.

Leia Também: Alemanha e Itália apoiam endurecimento das sanções contra a Rússia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório