Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 26º

Kiev pede à Turquia que encerre espaço aéreo e marítimo aos russos

As autoridades ucranianas pediram ao Governo turco que encerre aos russos o seu espaço aéreo e o acesso aos Estreitos do Bósforo e Dardanelos, em resposta ao ataque lançado por Moscovo contra a Ucrânia.

Kiev pede à Turquia que encerre espaço aéreo e marítimo aos russos
Notícias ao Minuto

09:36 - 24/02/22 por Lusa

Mundo Rússia/Ucrânia

"Pedimos à Turquia que encerre o seu espaço aéreo aos aviões russos e os estreitos de Dardanelos [une o mar Egeu ao mar de Mármara] e do Bósforo [liga o Mar Negro ao Mediterrâneo] aos navios russos", pediu o embaixador ucraniano em Ancara, Vasly Bodnar, durante uma intervenção na televisão turca.

O diplomata pediu apoio à Turquia nestes "tempos difíceis".

Bodnar também pediu a Ancara que imponha sanções à Rússia e congele os ativos económicos russos.

"Também é importante para nós que tenhamos armas e apoio para nossa defesa. O apoio financeiro e humanitário também é importante", declarou o embaixador ucraniano.

A Turquia ainda não comentou o ataque russo, mas o Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, convocou uma reunião de emergência com os ministros do Interior e da Defesa, o Estado-Maior e os serviços de informação turcos.

A passagem de navios de guerra pelo Bósforo e Dardanelos é regulamentada pela Convenção de Montreux de 1936, que limita o número e o tamanho dos navios de guerra de países que não tem costa no Mar Negro, além de exigir um aviso prévio de 15 dias.

Estas disposições só se aplicam em tempos de paz. Em tempos de guerra, se a Turquia decidir permanecer neutra, nenhum navio militar de um país envolvido no conflito poderá passar pelo Bósforo ou pelos Dardanelos, exceto para retornar ao seu porto.

A Rússia lançou hoje uma operação militar na Ucrânia, que o Presidente Vladimir Putin disse visar proteger civis russos nos territórios de Donetsk e Lugansk, no leste ucraniano, cuja independência reconheceu na segunda-feira.

Leia Também: Aviação. Turkish Airlines cancela voos de e para a Ucrânia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório