Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

"Estas são das horas mais negras da Europa desde a II Guerra Mundial"

Alto Representante da União Europeia (UE) para a Política Externa, Josep Borrell, exigiu que Vladimir Putin coloque um "termo a esta agressão sem sentido". 

"Estas são das horas mais negras da Europa desde a II Guerra Mundial"
Notícias ao Minuto

08:45 - 24/02/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Josep Borrell

Numa primeira reação à invasão russa em território ucraniano, o Alto Representante da União Europeia (UE) para a Política Externa, Josep Borrell, apontou, esta manhã, em Bruxelas, que esta escalada de tensões são "das horas mais negras para a Europa desde o fim da Segunda Guerra Mundial".

Numa declaração em conjunto com Ursula Von der Leyen, a presidente da Comissão Europeia, o responsável acrescentou ainda que "a UE responderá com a maior veemência possível e chegará a acordo sobre o pacote mais rigoroso de sanções que alguma vez aplicámos". Borrell foi ainda claro a exigir que Vladimir Putin coloque um "termo a esta agressão sem sentido"

Por sua vez, na mesma ocasião, von der Leyen sublinhou que "estamos perante um ato de agressão sem precedentes por parte da liderança russa contra um país soberano e independente".

"O alvo dos russos não é apenas Donbass, o alvo não é apenas a Ucrânia, o alvo é a estabilidade na Europa e toda a ordem internacional de paz e responsabilizaremos o Presidente Putin por isso, pelo que, ainda hoje, apresentaremos um pacote de sanções pesadas e direcionadas aos líderes europeus", disse também. 

Recorde-se que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciou esta madrugada o início de uma operação militar, alegando que se destina a proteger civis de etnia russa nas repúblicas separatistas de Donetsk e Lugansk, no leste da Ucrânia.

Leia Também: AO MINUTO: Começou a guerra na Ucrânia; Há pelo menos oito mortos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório