Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Ucrânia. Explosões registadas em várias cidades, incluindo em Kiev

Foram registadas hoje fortes explosões em pelo menos cinco cidades da Ucrânia, incluindo na capital, Kiev, horas depois do Presidente russo, Vladimir Putin, ter anunciado o início de uma operação militar.

Ucrânia. Explosões registadas em várias cidades, incluindo em Kiev
Notícias ao Minuto

06:04 - 24/02/22 por Lusa

Mundo Rússia/Ucrânia

Por volta das 03:00 horas, foram registadas pelo menos duas explosões no centro de Kiev, tendo sido seguidas pelas sirenes de ambulâncias, segundo jornalistas da AFP.

Fontes em Mariupol, no leste da Ucrânia, disseram à AFP que a cidade portuária foi atingida por bombardeamentos de artilharia.

Com meio milhão de habitantes, Mariupol é a maior cidade situada junto à fronteira com as autoproclamadas repúblicas separatistas pró-russas de Donetsk e Lugansk.

Ainda mais perto da fronteira, na cidade de Kramatorsk, que serve de quartel-general do exército ucraniano, pelo menos quatro explosões foram registadas por jornalistas da AFP.

Também a cidade de Kharkiv, no leste da Ucrânia, e o porto de Odessa, situado no Mar Negro, no sul do país, registaram explosões.

Entretanto a Ucrânia anunciou o encerramento do espaço aéreo ucraniano para a aviação civil.

Num comunicado, o ministério ucraniano das Infraestruturas justificou a decisão invocando "um elevado risco para a segurança" da aviação civil.

Vladimir Putin anunciou o início de uma operação militar, alegando que se destina a proteger civis de etnia russa em Donetsk e Lugansk.

Na segunda-feira, a Rússia reconheceu a independência das regiões de Lugansk e Donetsk, onde separatistas pró-russos enfrentam o governo ucraniano desde 2014.

Depois do reconhecimento, o Presidente russo, Vladimir Putin, autorizou o exército russo a enviar uma força de "manutenção da paz" para as duas repúblicas separatistas.

Leia Também: Ucrânia. Putin anuncia operação militar

Recomendados para si

;
Campo obrigatório