Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Novo ataque no Níger faz pelo menos 18 mortos

Um ataque "acidental" da Nigéria no mesmo país matou sete crianças no fim de semana.

Novo ataque no Níger faz pelo menos 18 mortos
Notícias ao Minuto

22:57 - 22/02/22 por Notícias ao Minuto e com Lusa

Mundo Níger

Um ataque a um veículo de transporte no Níger, no domingo, fez pelo menos 18 mortos, com o governo do país africano a responsabilizar extremistas islâmicos na região.

O incidente ocorre depois de sete crianças terem morrido num ataque mal direcionado por parte de forças da Nigéria no sul do Níger, país com que faz fronteira a norte, contra terroristas do grupo extremista Boko Haram.

Segundo contou esta terça-feira o ministro do Interior do Níger à Reuters, os responsáveis pelo ataque de domingo foram "bandidos armados, em várias motas", que dispararam sobre duas aldeias na região de Tillaberi, perto da fronteira com o Mali.

Este ataque é mais um na sequência recente de massacres a civis ao longo da região ocidental do continente africano. Os principais responsáveis têm sido grupos terroristas islâmicos, como o Estado Islâmico ou militantes associados à Al-Qaeda.

As forças armadas do Níger e da Nigéria cooperam na luta contra os 'jihadistas' do Boko Haram e do grupo Estado Islâmico na África Ocidental.

Palco de operações recorrentes levadas a cabo por grupos extremistas islâmicos nos últimos anos, o Níger é igualmente afetado pela violência nos seus vizinhos no Sahel, Burkina Faso e Mali, mas também na Nigéria, que está na origem da deslocação forçada de centenas de milhares de pessoas para o Níger.

Leia Também: Nigéria anuncia inquérito a ataque aéreo que matou várias crianças

Recomendados para si

;
Campo obrigatório