Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

Eurodeputada Margarida Marques lidera missão do PE ao Senegal

A eurodeputada socialista Margarida Marques lidera uma missão do Parlamento Europeu ao Senegal, entre hoje e sexta-feira, para acompanhar consequências da pandemia no país e melhorar a gestão das questões migratórias na região e da prevenção de conflitos.

Eurodeputada Margarida Marques lidera missão do PE ao Senegal
Notícias ao Minuto

14:22 - 21/02/22 por Lusa

Mundo Parlamento Europeu

Anunciando a missão europeia liderada pela responsável, a bancada socialista no Parlamento Europeu informa em comunicado que "a missão integra cinco deputados da Comissão dos Orçamentos e tem por objetivo a visita a projetos financiados pelo Fundo Fiduciário de Emergência da União Europeia para África e a realização de reuniões com as autoridades nacionais para troca de pontos de vista sobre questões migratórias, cooperação europeia e perspetivas económicas para o país".

Citada pela nota, a eurodeputada do PS Margarida Marques aponta que "a União Europeia e o Senegal estão ligados por uma forte parceria e cooperação que tem permitido o crescimento da economia e das oportunidades de emprego no país".

"Os laços com o Senegal têm contribuído igualmente para melhorar a gestão das questões migratórias na região e da prevenção de conflitos", acrescenta.

Recordando que a missão acontece poucos dias após a cimeira UE com a União Africana, em Bruxelas, Margarida Marques adianta que esta é uma "oportunidade para uma partilha de pontos de vista que promova a estabilidade e a prosperidade no Senegal".

"Não podemos desperdiçar esta ocasião para trabalharmos com todos os atores no terreno num momento em que também o país vive sob os efeitos da pandemia", conclui.

O Fundo Fiduciário de Emergência da União Europeia para África visa promover a estabilidade e combater as causas profundas da migração irregular e do fenómeno das pessoas deslocadas em África.

São, ao todo, 26 os países africanos apoiados por este fundo, como o Senegal, de um total de três regiões, como o Sahel e o Lago Chade, o Corno de África e o Norte de África.

Dos 165,4 milhões de euros alocados a este país ao abrigo do fundo, 56% destinaram-se ao financiamento de programas para a criação de emprego.

Neste missão da assembleia europeia ao país, os eurodeputados vão visitar projetos financiados por fundos comunitários, bem como reunir-se com membros do Governo, deputados da Assembleia Nacional e funcionários europeus no Senegal.

Leia Também: Eurodeputada do PS pede revisão das regras orçamentais europeias

Recomendados para si

;
Campo obrigatório