Meteorologia

  • 04 JULHO 2022
Tempo
27º
MIN 17º MÁX 28º

Acordo nuclear de Viena. Olaf Scholz dizque "chegou a hora da verdade"

O Chanceler alemão, Olaf Scholz, advertiu hoje que as hipóteses de salvar o acordo nuclear de Viena estão a diminuir e "a hora da verdade" chegou a Teerão, afirmando que o seu país nunca aceitará um Irão com armas nucleares.

Acordo nuclear de Viena. Olaf Scholz dizque "chegou a hora da verdade"

"A liderança iraniana tem uma escolha. O momento da verdade chegou" para eles, disse Scholz num discurso na Conferência sobre a segurança de Munique.

"Temos uma oportunidade de chegar a um acordo que permitirá o levantamento das sanções" contra o Irão, acrescentou o chanceler alemão, sublinhando que se não se "chegar lá em breve", então "as negociações correm o risco de falhar".

Os Estados Unidos relataram na quinta-feira "progressos substanciais" nas conversações de Viena para salvar o acordo sobre o nuclear iraniano, dizendo que um acordo seria possível "nos próximos dias" se o Irão "mostrasse seriedade".

O ministro dos Negócios Estrangeiros iraniano deverá intervir hoje na conferência de segurança de Munique.

As conversações de Viena visam salvar o acordo de 2015 que levantou as sanções económicas internacionais ao Irão em troca de limites estritos ao seu programa nuclear, destinados a impedir que este país obtenha a bomba atómica.

Leia Também: Ucrânia: França e Alemanha condenam violações de cessar-fogo em Donbass

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório