Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Ucrânia: França e Alemanha condenam violações de cessar-fogo em Donbass

A ministra dos Negócios Estrangeiros da Alemanha, Annalena Baerbock, e o seu homólogo francês, Jean-Yves Le Drian, qualificaram hoje como "preocupante" o aumento das violações de cessar-fogo ao longo da fronteira ucraniana em Donbass, denunciando ataques contra civis.

Ucrânia: França e Alemanha condenam violações de cessar-fogo em Donbass
Notícias ao Minuto

22:46 - 18/02/22 por Lusa

Mundo Rússia/Ucrânia

"Condenamos o uso de armas pesadas e ataques arbitrários em áreas civis, que violam claramente os acordos de Minsk", disseram os governantes num comunicado conjunto.

Ambos pediram à Rússia que use a sua "influência" sobre as autoproclamadas repúblicas populares de Donetsk e Luhansk para pedir "moderação" e contribuir para "reduzir a escalada".

"Tememos que sejam encenados incidentes que possam ser instrumentalizados como desculpa para uma possível escalada militar", disseram, enfatizando não ver "nenhum tipo de base" para o anúncio das autoridades de Donetsk e Luhansk de que evacuaram as regiões, como preocupação contra um possível ataque à Ucrânia.

Annalena Baerbock e Jean-Yves Le Drian também lamentaram que os "representantes" das autoproclamadas repúblicas se tenham recusado a participar numa reunião do grupo de contacto trilateral que o enviado especial da Organização para Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) tentou convocar hoje.

"Mais uma vez destacamos a nossa maior preocupação com as enormes manobras militares russas em torno da Ucrânia", anotaram os ministros, pedindo uma retirada "substancial" das tropas na fronteira.

Durante uma conversa com o secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, na Conferência de Segurança de Munique (sul da Alemanha), Annalena Baerbock disse que "hora de agir" e que Moscovo de enviar sinais convincentes de redução da escalada.

"O que estamos a ver nas últimas 24/48 horas é parte de um cenário de criação de provocações falsas, para responder e cometer uma nova agressão contra a Ucrânia", denunciou, por sua vez, Antony Blinken.

Leia Também: Ucrânia. Concentração de tropas russas é a maior desde a Guerra Fria

Recomendados para si

;
Campo obrigatório