Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Protestos no Canadá. Polícia começa a prender manifestantes em Otava

Na manhã desta sexta-feira, dezenas de polícias deslocaram-se até às proximidades do Parlamento nacional, onde decorreram as detenções.

Protestos no Canadá. Polícia começa a prender manifestantes em Otava
Notícias ao Minuto

16:40 - 18/02/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Coronavírus

A polícia da cidade canadiana de Otava avançou com a detenção dos manifestantes do chamado "comboio da liberdade", que tem paralisado a capital do país ao longo das últimas semanas. Isto depois do primeiro-ministro, Justin Trudeau, ter invocado a 'Lei de Emergências' com o objetivo de colocar fim a estes protestos.

Na manhã desta sexta-feira, dezenas de polícias deslocaram-se até às proximidades do Parlamento nacional. Nesse momento, acabariam por deter vários manifestantes e por retirar pessoas que se encontravam no interior de vários dos veículos que, desde finais de janeiro, têm bloqueado as principais vias da cidade, conta o The Guardian.

No seguimento desta ação policial, alguns dos protestantes entregaram-se e foram imediatamente levados sob custódia. Porém, os mais resistentes acabariam por ser algemados pelas forças de segurança, que no local contavam com o apoio de um drone e de, pelo menos, um veículo blindado.

Estas detenções surgem depois do aviso deixado, na quinta-feira, pela polícia de Otava, que nesse momento revelou que se preparava para pôr fim aos protestos e para retirar mais de 300 veículos que têm provocado constrangimentos na circulação dentro da capital canadiana.

Também a Câmara dos Comuns do Canadá optou por cancelar a ordem de trabalhos desta sexta-feira, após o presidente da mesma, Anthony Rota, ter aconselhado os legisladores a "ficarem longe do centro da cidade até ordem em contrário", devido à operação policial que seria colocada em andamento.

Neste contexto, é importante relembrar que Justin Trudeau se tornou no único primeiro-ministro do país a ter, até ao momento, invocado a "Lei de Emergências", que concede ao executivo poderes excecionais que possibilitam, nomeadamente, o reboque de veículos, a suspensão de cartas de condução e o congelamento de contas bancárias.

Leia Também: Canadá retoma busca dos 12 desaparecidos do barco naufragado na Terranova

Recomendados para si

;
Campo obrigatório